Pré-Diabetes

on segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O pré-diabetes refere-se a um estado intermediário entre a homeostase normal da glicose (níveis normais de açúcar no sangue) e o DM (diabetes mellitus). É bom ressaltar que o pré-diabetes possui duas subcategorias que são fatores de risco para o desenvolvimento do DM e de doenças cardiovasculares. São elas: glicemia de jejum alterada e a tolerância à glicose diminuída.

A categoria glicemia de jejum alterada refere-se às concentrações de glicemia de jejum que são inferiores ao critério dignóstico para o DM (<126mg/dl)

Referência: SBD,2006


Uma pesquisa estimou que 40% dos americanos com idade entre 40 e 74 anos têm pré-diabetes. A maioria das pessoas que tem pré-diabetes desenvolve o tipo pleno de diabetes tipo 2 em um prazo de 10 anos. Entretanto, fazer certas mudanças, como perder peso, pode impedir que isso aconteça.

Referência: HowStuffWorksBrasil,2008


Resumindo, a glicemia de jejum alterada corresponde a uma glicemia de jejum acima de 100mg/dl e abaixo de 126mg/dl. Esse critério ainda não foi oficializado pela OMS, porém já existe uma recomendação da Federação Internacional de Diabetes (IDF) atacando o ponto de corte para 100mg/dl.


E a tolerância à glicose diminuída ocorre quando, após uma sobrecarga (ingestão) de 75g de glicose, o valor da glicemia de 2 horas se situa entre 140 e 199mg/dl.


0 comentários: