Diabetes Tipo 1

on quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O diabete melito tipo 1 (DM1) é responsável por aproximadamente 5 a 10% de todos os casos de diabete no hemisfério ocidental. Caracteriza-se pela deficiência grave de insulina, hormônio importantíssimo para o nosso organismo. A insulina é responsável por transportar o açúcar presente no sangue (glicemia) para as nossas células, que irão produzir energia a partir desse açúcar.



E a sua deficiência no nosso organismo é resultado de um processo de auto-imunidade contra as nossas células produtoras de insulina, as células - beta
. Em outras palavras, nossas células de defesa (leucócitos) confundem as células - beta com microorganismos causadores de doença e as destroem. Portanto, as concentrações de insulina no nosso sangue (insulinemia) são insignificantes ou inexistentes. Foi estimado que na época do diagnóstico apenas 10-20% das nossas células beta ainda funcionem.

Quando a doença está clinicamente manifestada (e na ausência de uma terapia com insulina), os pacientes com DM1 apresentam não apenas hiperglicemia (altas concentrações de açúcar no sangue), mas também predisposição à cetoacidose (formação de cetoácidos). Por essa razão, esses indivíduos são "dependentes" de insulina para sobreviver.


Além disso, menos de 10% dos indivíduos com suscetibilidade à doença (capazes de herdar a doença de algum familiar) progridem para o estágio clínico da doença. Isso implica que fatores adicionais (ambientais) são necessários para “ativar” a destruição das células-beta em indivíduos geneticamente suscetíveis.


Lembrando que o diabetes tipo 1 é dividido em dois subtipos: tipo 1A e 1B:

O diabetes tipo 1A é o mais conhecido, em que há a presença da auto-imunidade. Já no diabetes tipo 1B, os marcadores de auto-imunidade geralmente estão ausentes. Tal diabetes é também conhecido como DM1 idiopático. E por fim, existe o diabetes auto-imune latente do adulto (LADA), que também é um tipo de diabetes tipo 1. Você pode encontrar mais informações sobre o LADA aqui.

Referências:
1- Mikael Knip M., Siljander H. Autoimmune mechanisms in type 1 diabetes (2008) Autoimmunity Reviews, 7 (7), pp. 550-557.

2 - Silvio E. Inzucchi. Diabete Melito: Manual de cuidados essenciais (2007) Artmed, 568p.


Abraços e claro,

Saudações Biomédicas!

0 comentários: