Diabetes Gestacional

on quinta-feira, 27 de novembro de 2008

"A gestação é considerada diabetogênica porque se caracteriza pela resitência à insulina, associada ao aumento dos níveis séricos de estrogênio, prolactina, progesterona, cortisol e somatomamotrofina coriônica, visando manter constante o suprimento de glicose para o feto. Na gestação normal isto é compensado pelo aumento da secreção pancreática de insulina. Nas pacientes com alterções no metabolismo dos carboidratos prévias à gestação e nas que não se ajustam às alterações próprias da gravidez, a elevação da glicemia materna acarreta hiperglicemia e hiperinsulinemia fetal, levando a um aumento da morbimortalidade perinatal." (Manuad Filho et al., 1998, Hanna, 2002).

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes de 2006, o diabetes gestacional é classificado como qualquer intolerância à glicose, de magnitude variável, com início ou diagnóstico durante a gestação. Não exclui a possibilidade de a condição existir antes da gravidez, mas não ter sido diagnosticada. Similar ao DM2, o DM gestacional é associado tanto à resistência à insulina quanto à diminuição da função das células beta. O DM gestacional ocorre em 1-14% de todas as gestações, dependendo da população estudada.

Fatores de risco:

  • Idade superior a 25 anos
  • obesidade ou ganho excessivo de peso na gravidez atual
  • deposição central excessiva de gordura corporal
  • história familiar de diabetes em parentes de 1º grau
  • baixa estatura (mais ou menos 1,51cm)
  • crescimento fetal excessivo, poliidrâmnio, hipertensão ou pré-eclâmpsia na gravidez atual
  • antecedentes obstétricos de morte fetal ou neonatal, de macrossomia ou de diabetes gestacional
Lembrando também que existe o diabetes Pré-Gestacional, que é aquele diabetes diagnosticado previamente - tipo 1, tipo 2 ou outros - complicado pela gravidez.





0 comentários: