Todos estamos cansados de ouvir: "Cuidado pra não engordar hein! Vai 'pegar' diabetes tipo 2!", o que faz sentido, porque o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal está diretamente ligado com a resistência à insulina, e portanto, com o diabetes tipo 2. Mas e o diabetes do tipo 1? Existe prevenção?
Bom, vou listar alguns estudos de prevenção do diabetes tipo 1. Infelizmente, nenhum deles se mostrou eficaz na prevenção. Porém, ao final desse post, tem um comentário bastante interessante da sociedade brasileira de diabetes, 2006.
Vamos aos estudos:
"DPT (Diabetes Prevention Trial)"
O estudo se baseia em administrar insulina nos casos com Diabetes auto-imune (sem manifestação) para tentar diminuir a expressão antigênica na superfície da célula beta. Em vários indivíduos comprovou-se o bloqueio da manifestação da doença após 5 anos de uso da insulina.
"NPT (Nicotinamida Prevention Trial)"
Administração de nicotinamida para previnir o DM1
"Estudos com administração de GAD"
Em vários estudos experimentais (em animais) está sendo testada a supressão do processo auto-imune com administração de GAD. Existem estudos com infusão de GAD intratímico e GAD oral, e tem-se obtido bons resultados.
"Estudos com administração de insulina oral"
Em estudos com animais de experimentação, a administração de insulina oral reduziu o aparecimento de diabetes ou diminuiu a gravidade da doença.
Agora surge a questão: em quem são feitos esses estudos? Qualquer pessoa? Parentes de diabéticos do tipo 1?
Para responder a tais questionamentos é importante entender que os auto-anticorpos estão presentes alguns anos antes da manifestação do diabetes tipo 1. O auto-anticorpo Anti-GAD e o IAA (anti-insulina) podem aparecer até 8 anos antes da manifestação da doença, sendo então importantes para o diagnóstico do diabetes autoimune. Neste caso, estão indicados para os estudos todos os parentes de 1º grau de um indivíduo com DM1, ou seja, irmãos ou filhos desses diabéticos com teste positivo para auto-anticorpos.
Fonte: Instituto H.Pardini
Apesar do fracasso nesses estudos, a Sociedade Brasileira de Diabetes(2006) afirma:
"Atualmente, a prevenção primária do DM1 não tem base racional que possa ser aplicada a toda população. As intervenções populacionais ainda são teóricas, necessitando de estudos que as confirmem. As proposições mais aceitáveis baseiam-se no estímulo do aleitamento materno e em evitar a introdução do leite de vaca nos primeiros três meses de vida. Entretanto, o recrutamento de indivíduos de maior risco para participar de ensaios clínicos é justificável. As intervenções propostas têm se baseado em imunomodulação ou imunosupressão"
Gostaram? Então deixem um comentário! =)
Abraços e claro,
Saudações Biomédicas!
Marcadores: auto-anticorpos, insulina inalavel, nicotinamida, Prevencao do diabetes tipo 1
Assinar:
Postar comentários (Atom)



2 comentários:
Post muito bom,meu filho fez todos os exames e o Anti-Gad deu positvo,mas todos os outros deram normais, a médica disse que ele tem predisposição a DM1,ele poderá vir a ser diabético e em quanto tempo?Tenho outra consulta hj e espero que estas dúvidas possam ser sanadas.Obrigada pelo post.
Meu filho também fez um exame e deu positivo para anticorpos anti insulina. Será que tem algum remédio que evitaria o diabetes tipó 1 mo futuro?
Postar um comentário